Família

Família

Desde o princípio nas Escrituras e na história de Deus com seu povo é evidente a ênfase de Deus na construção de familia. Não apenas no contexto das casas, mas também na Igreja e na própria nação. Com o passar das gerações muito dessa mensagem foi se diluindo e relativizada até chegarmos nos dias de hoje.

Nos dias atuais vemos cada vez mais jovens sendo desencorajados à construir uma família, muitos foram ensinados a pensar em suas vidas e seu bem-estar antes de pensar terem um lar, até mesmo dentro da Igreja a cultura humanista tem se feito presente.

O ponto é que construir família dá trabalho, é preciso tempo, paciência, disposição, oração, é preciso de uma vida. E nossa geração através de gerações vem perdendo o valor naquilo que demanda esforços e trazem pouco reconhecimento diante de homens.

Somos ensinados a crescermos e sermos bem sucedidos, buscamos as melhores faculdades, os melhores empregos, sermos os melhores em todas áreas, menos no que se trata de família.

Quantos cursos temos sobre família? Sobre criação de filhos? Sobre casamento? Principalmente fora do contexto de Igreja, temos muito pouco material de apoio nessa área.

A falta de ênfase dos homens naquilo que importa é totalmente contrária a ênfase bíblica, como se num estado de embriaguês perdemos a sobriedade que nos faz olharmos para as coisas primárias da existência e julgá-las secundarias.

Precisamos fazer o caminho inverso do mundo, voltar ao ambiente de família, voltar para os nossos lares, sermos pais e mães presentes, criarmos nossos filhos, voltarmos a comer na mesa, sentados juntos compartilhando sobre nosso dia-a-dia.

A instituição família é o que mantém um mínimo de moral e pudor em nossa sociedade, por isso ela tem sido atacada.

Como cristãos precisamos ser exemplo dentro das nossas casas primeiro, pastorear as ovelhas que estão debaixo do nosso teto, amar o nosso próximo. Eu diria que em uma sociedade onde a família foi desvalorizada, ter a sua família e cuidar dela é andar na contramão.

Ser família é fazer a vontade do Pai, fazer a vontade do Pai é ser família.

“Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é o meu irmão, minha irmã e minha mãe.” Mateus 12:46