O Legado de uma Família

O Legado de uma Família

Quero começar com esse texto, falando do poder do legado dentro de um familia.

          “Porém Noé achou graça diante do olhos do Senhor. Eis a historia de Noé. Noé era um homem justo e integro entre os seus contemporâneos ; Noé andava com Deus.”  Gênesis 6:8-9

          “E Enoque andava com Deus, e ele não estava mais, pois Deus o tomou” Gênesis 5:24

Em Genesis nos vemos essas duas historias: A historia do legado de uma família. Enoque era bisavô de Noé. Eles vieram logo depois de toda a historia de Adão e Eva e quando penso no legado de uma familia, esses são grandes exemplos, para mim.

Para fundamentar o significado de legado, queria dizer que legado é aquilo que eu vou deixar e ainda vai continuar sendo lembrado por meus filhos. Legado é um conjunto de princípios que os pais deixam aos seus filhos e que vão nortear o seu comportamento ao longo da vida.

Legado, portanto, é algo intangível, que não se acumula e não se mensura por meio de dinheiro, quantidade de terras, ou qualquer outro bem material.

 “bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR e tem prazer nos Seus Mandamentos. A sua descendência será poderosa na terra; será abençoada a geração dos justos”. Salmo 112:1-2 

Voltando agora para vida de Noé e sua familia, a maior questão aqui é: NOÉ FOI ENCONTRADO JUSTO. Ele foi achado pelo Senhor em meio a toda confusão da época e isso nos mostra algumas coisas.

A primeira é que Noé não tinha uma igreja ou uma instituição; ele não era líder de nada, não tinha um ministério, muito menos uma Bíblia. Ele simplesmente foi achado justo aos olhos do Senhor e essa é a nossa grande questão. Como ele foi achado justo ? O que Noé fazia ?

Quando olhamos para as escrituras, concluímos que Noé fazia o que ele aprendeu com a familia dele. No versículo 9 do capitulo 6 diz que Noé andava com Deus da mesma forma como seu bisavô Enoque, que andava com Deus e Deus o tomou. Ele tocou no legado e como Enoque andava com Deus, da mesma forma como Adão andou com Deus no jardim.

Você consegue perceber essa questão geracional? E ai você pode estar pensando no por quê de não vermos os outros decentes também andando com Deus? Porque legado precisa ser tocado. Alguém pode orar por você transferindo um legado, mas se voce não andar por esse legado você nunca ira conseguir honra-lo. Você nunca irá conseguir de fato usufruir desse lugar.

Mas como tocamos nesse Legado? Esse legado é tocando quando começamos a andar em familia. Deus lá no Eden andou com Adão, eles construíram algo e Deus deixou algumas funções para Adão. O que estou querendo dizer? Quando andamos em familia, nos temos algumas obrigações, mas isso não se torna um peso, se torna uma HONRA e passa a ser prazeroso, porque estamos de fato colocando toda a nossa vida e tudo o que somos, para que todos da familia vejam. Quando fazemos isso, conseguimos ser vulneráveis e só assim para tocarmos em um legado.

Tocar no Legado gera compromisso. Quem não consegue andar em familia não consegue ter compromisso, não consegue chegar e tocar em um legado geracional.

Enoque e Noé tocaram em um legado e honraram esse legado. As vezes não tocamos em legado nenhum, queremos fazer muitas coisas e acabamos não chegando a lugar nenhum e fazendo nada.

Quando não temos compromisso com aquilo que tocamos, nos perdemos automaticamente. Deus é um Deus de compromisso, Ele prometeu inúmeras coisas, e elas permanecem sendo honradas a cada ano, século e milênios que se passam.

Deus quer restaurar um ambiente familiar. O objetivo do julgamento divino é corrigir o erro do pecado; é corrigir aquilo que foi destruído pelo pecado. Quando olhamos para o plano de Deus, na restauração de todos as coisas, percebemos que uma delas é sobre restaurar uma familia, restaurar um povo e trazer novamente o mesmo ambiente familiar que existia no Eden, quando Deus andava em meio ao Jardim.

Deus quer trazer em nossos corações a importância de andarmos em familia e isso nos faz tocar no legaado. Pensando nisso, qual legado você tem deixado? Se você morresse hoje alguém sentiria sua falta? O que você tem construído dentro das pessoas?

Legado não é sobre a quantidade de coisas que fazemos, muito menos sobre o tamanho da minha igreja ou o tamanho do meu ministério. O que vai medir o legado que você tem deixado é o quanto você tem construído dentro das pessoas. SE VOCÊ NÃO SABE O LEGADO QUE RECEBEU, VOCÊ NÃO SABE O LEGADO QUE VAI DEIXAR!

Eu tenho aprendido com o Alessandro Vilas Boas (Alê) que fomos chamados para fazermos discípulos de todas as nações e não convertidos de todas as nações. Então amigos, nós podemos ate deixar algo muito bom para as pessoas, mas isso não seria legado, legado seria eu deixar algo muito bom dentro das pessoas.

Jesus chamou todos os discípulos para perto. Ele chamou todos para o seu “quarto de oração”. Ele não fez distinção de quem era bom ou ruim. Ao mesmo tempo que chamou João, Ele chamou Judas. A questão é que não devemos selecionar e não devemos decidir quem irá carregar nosso legado. Jesus colocou disponível a todos e todos precisam ter acesso. Mas tocar no legado é uma questão individual. Isso depende de cada um, assim como foi com os decentes de Adão.

Enoque tocou e andou com Deus; Matuzalém filho de Enoque, gerou filhos e filhas e nos não conhecemos todas as sua descendências. Conhecemos depois o filho de Lameque, que se chama Noé, que decidiu tocar onde Enoque tocou. Amigos esse é um legado familiar, uma familia que anda com Deus. Honre o legado de seus pais.

Faça um comentário

Live Reply

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados