As bem aventuranças e o caráter escatológico do povo de Deus

As bem aventuranças e o caráter escatológico do povo de Deus

O CARÁTER DAS BEM AVENTURANÇAS

“e tomando a palavra, ele os ensinava ..
Mateus 5:2

As bem-aventuranças proclamadas por Jesus estão inseridas em um dos seus sermões mais importante registrados em toda Bíblia— o sermão da montanha—. Embora seja bem conhecido, podemos dizer que esse talvez seja o sermão menos compreendido, menos pregado e o menos obedecido pelos seguidores de Jesus. Mas que tipo de sermão é esse? Pra quem Jesus está se dirigindo? Porque ele fala de um alto monte? Mateus 5:1-2, nos mostra que na semelhança de Moisés, Jesus também subiu ao monte, agora não para entregar uma lei em tábuas de pedra, mas se assentava para ensinar na autoridade de um novo Moisés, de alguém que é maior e superior, alguém que o próprio Moisés um dia profetizou acerca dele dizendo: ” O Senhor, teu Deus, te suscitará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, semelhante a mim; a ele, ouvirás! (Dt 18:15) “.

Vale a pena ressaltar também que em Jesus se cumpriu o que em Moisés se viu apenas de modo fragmentado, pois quando rogou pra que Deus o mostrasse a sua glória, o Senhor o respondeu : “Assim tu podes ver-me de costas , pois o meu rosto não podes ver (Ex 33:23)..”,porém ao lermos a conclusão do prólogo do evangelho de João está escrito: “Ninguém jamais viu a Deus; o filho unigênito que repousa no seio do Pai é quem o revelou (João 1:18) “.

Agora, em Jesus, o novo moisés, a face de Deus está sendo revelada novamente em um alto monte, não naquele sinai que era um rochedo maciço no deserto, mas em um novo e definitivo sinai, onde quem fala é o homem absoluto, que numa espécie de Didakhē irá entregar aos seus discípulos, membros da sua nova família,— a grande constituição do povo de Deus, o protocolo da nova aliança, o manifesto do grande messias salvador, a nova imagem do mundo e do homem que estava irrompendo em Jesus—!

Bem-aventuranças: O “Eschaton” do que há de vir

Primeiramente é preciso ressaltar que as bem-aventuranças são promessas de Deus para os bem-aventurados, no plural. O caráter de quem Jesus chama de ditoso e feliz é antes de tudo daqueles que abandonaram suas próprias vidas e se tornaram —a família de Deus, seus discípulos, sua igreja, o povo pelo qual Deus hospedará a sua presença e a revelará por onde passarem, sendo eles sal da terra e luz do mundo—. O estilo de vida e caráter desses discípulos não anuncia uma vida que aguarda recompensas em suas vidas terrenas e passageiras, mas o seu modus vivente são como placas de sinalização que apontam e aguardam as recompensas de um reino que ainda há de vir. Ainda que em outros ensinamentos de Jesus fica bem expresso que o reino de Deus já pode ser experimentado e vivido nessa vida, as recompensas descritas nas bem-aventuranças não nos mostram uma visão beatífica de quem espera receber tais recompensas de maneira plena nessa vida. Certamente também é apenas na primeira e oitava bem- aventurança que a benção foi expressa no tempo presente, “deles é o reino do céu “ ( vs 3,10) . Nas outras seis, contém um verbo no futuro simples (serão, herdarão, alcançarão) nos mostrando que não há como aguardar consolo genuíno a não ser no dia que “ ele limpará de nossos olhos todas as lágrimas .. ( Apc 21:4); ter sua fome e sede de justiça saciados a não ser quando vier sobre nós “ .. novos céus e nova terra, nos quais habita justiça ( 2 Pedro 3:13); ou , ver a Deus plenamente antes do dia em que ele irá tarbenacular no meio do povo ( Apc 21:3); Portanto, a realidade para qual Jesus chamou seus discípulos e nos chama hoje é a mesma que ele viveu. Uma vida contra o curso desse mundo, crucificada para si mesmo e ressurrecta para Deus; que não aguarda recompensa humana, mas que torna sua vida digna para outros e indigna para esse mundo; E sobretudo, uma vida que sinaliza e “aspira uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade..”

hebreus 11:16

Faça um comentário

Live Reply

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados