Crianças na Missão

Crianças na Missão

Estamos em um tempo muito grande de envio missionário. Um tempo onde as nações e as cidades estão clamando pelo evangelho, pelo Senhor e pelo poder de Deus. Um envio em massa não dos pais mas dos filhos, desde o ventre até os últimos dias.

A maior missão de uma casa primeiramente são os  seus filhos. Ao lidar com muitas famílias por conta do ministério infantil, passei uns dias da minha vida refletindo sobre o papel das crianças com seus pais na missão de Deus e pude ver que elas não atrapalham na missão de Deus, pelo contrário, elas são a chave de Deus para as casas, elas são a reconciliação, são as portas abertas, elas são a provisão, o principal propósito, elas são contribuintes a obra.

Apalpando mais de perto a vida dos meus pastores Brunna e Alessandro Vilas Boas, que tem duas filhas e , observando também alguns envios e transições de famílias de nossa igreja, pude entender, analisar e aprender ainda mais o que o Senhor me ministrava.

Deus está enviando as famílias para as nações, para as cidades e às vezes os pais pensam só neles e esquecem dos seus filhos, no entanto, a verdade é que o que está sobre os pais escorre para seus filhos. Deus está enviando os Filhos também. As crianças fazem parte do plano e do propósito de Deus na terra, uma promessa para os pais, onde quem cumpre é o filho. Podemos ver com exemplo do próprio Cristo que embora sendo Deus, foi o cumprimento da promessa do seu Pai na terra.

E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos. Gênesis 22:8

No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João 1:29

Jesus sendo Deus se submeteu a sua família terrena, passou por todos os processos que uma criança e um adolesceste passam.  Maria ao engravidar de Jesus sabia que ele seria o Salvador do mundo.

E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.

E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus. Mateus 1:20-25

Em todas as suas transições de um lugar para o outro Deus estava cumprindo o seu propósito através de Jesus, filho de José e Maria que foi um casal escolhido por Deus e que viviam de acordo com Sua vontade.

Outro exemplo palpável é o de João Batista, filho de Isabel e Zacarias, um casal obediente aos mandamentos de Deus e que não podiam ter filhos.

E um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso. E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele. Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. Lucas 1:11-13

Havia um propósito maior sobre João Batista, aquele pequeno menino, desejado pelos seus pais, que ainda no ventre de sua mãe, foi tocado pelo Espírito de Deus. João recebeu um chamado de separação desde o ventre.

Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.

E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus,

E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto. Lucas 1:14-17

Após o seu nascimento sobrenatural a língua de seu pai foi solta, o temor de Deus caiu sobre todo o povo que ali estava, era nítido que a mão do Senhor estava sobre João.

Nunca houve um tempo tão profundo em separação do que esse atual, em que vivemos. Deus ainda deseja separar filhos desde o ventre; crianças que nascem separadas para o Nazireado. Deus ainda deseja tocar os ventres maternos. Deus ainda deseja tocar as mulheres estéreis.

Vemos um outro exemplo, o menino Samuel “Aquele que provém de Deus”  que foi um dos maiores líderes do povo de Israel, nasceu em um dos períodos mais turbulentos da história, um grande profeta, filho de Elcana e Ana. Sua mãe era estéril e suplicava ao Senhor para que ele lhe concedesse um filho. O Senhor ouviu a súplica de Ana e lhe deu um filho.

O menino Samuel, tão desejado por sua mãe Ana e após o Senhor responder às orações de Ana e ao nascimento do menino Samuel, Ana entende que seu filho não era dela mas do seu Senhor. E Ela entrega seu filho, sem medo e com muita devoção, o menino tão desejado, para a casa de Deus. E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o Senhor se lembrou dela. E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.  E subiu aquele homem Elcana com toda a sua casa, a oferecer ao Senhor o sacrifício anual e a cumprir o seu voto.  Porém Ana não subiu; mas disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então o levarei, para que apareça perante o Senhor, e lá fique para sempre. 1 Samuel 1:19-22

Ana cumpriu seu voto ao Senhor, com muito amor e devoção, não existia oferta maior do que entregar o Seu filho, a sua primícia ao seu Deus. Samuel zelava pela presença do Senhor dia e noite e foi um exemplo de obediência e fidelidade.

Em muitos contextos familiares na bíblia, vemos que os pais eram facilitadores dos seus filhos a Deus. Na fé, na separação, na fidelidade e na honra, para cumprir a missão de Deus e vemos que o que passou para um vai escorrendo sobre o outro e vai passando de geração em geração.

Os pais precisam ser facilitadores dos seus filhos na igreja. Qual a herança e legado você deixará para os seus filhos? Quais as memórias que os filhos terão de seus pais com Deus? As crianças não só podem receber a porção dos seus pais dada por Deus, como também devem se lembrar de quem seus pais eram em Deus.

As famílias geram o propósito de Deus e as crianças fazem parte da missão e do propósito de Deus na terra. A forma de Deus abençoar uma família é dando filhos a ela, seja como for essa filiação, então, construa algo no seu filho, para o seu filho e com o seu filho, fazenso assim, ele e você deixarão grandes e eternas sementes/frutos na terra que dará continuidade naquilo que você começou.

Deus te deu, mas não é seu. Faça seu filho ter uma vida participativa e testemunhar a sua vida com Deus ao ponto dele ter prazer de dar continuidade na obra eterna que ele viu do seu relacionamento com o seu Senhor. Não se apegue à promessa de Deus, partilhe ela com os seus filhos, o seu legado não é seu, quem mais apalpa o legado dos pais são os filhos. Honre seus filhos na missão que não é sua mas de Deus.

Faça um comentário

Live Reply

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados