O MARTÍRIO

O MARTÍRIO

A vida é uma dádiva, um dom de Deus e não deveria nunca ser abreviada. Jesus foi livre da morte antes do momento oportuno que lhe foi reservado para morrer.

Em Lucas 4:29-30 diz:

E, LEVANTANDO-SE, O EXPULSARAM DA CIDADE, E O LEVARAM ATÉ AO CUME DO MONTE EM QUE A CIDADE DELES ESTAVA EDIFICADA, PARA DALI O PRECIPITAREM.

ELE, PORÉM, PASSANDO PELO MEIO DELES, RETIROU-SE.

Jesus podia ter permitido que lhe jogassem do precipício naquele momento, mas o martírio não deve ser algo que procuramos ou forçamos. Ser mártir é uma graça de Deus, e isso ocorre em tempo oportuno, do qual não devemos fugir.

Jesus nos ensina que não devemos temer aqueles que matam o corpo:

E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. Mateus 10:28

Martírio no dicionário significa: Grande tormento sofrido por causa da fé

Porém, entendo que o martírio ocorre em vários níveis em nossa vida. Sim, o auge do martírio na vida cristã é realmente perder a própria vida por causa da fé em Cristo, mas existe um nível secundário de martírio, deixe me exemplificar:

Toda vez que eu nego a minha vontade em prol da minha fé, eu vivo uma espécie de martírio. Algo em mim morre toda vez que por causa de Cristo, eu ajo segunda as escrituras e não segundo a minha carne, isso é um martírio.

Deixe-me ser mais clara, talvez a maioria de nós nunca se torne um mártir no Oriente Médio, morrendo com uma arma na cabeça por causa da nossa fé, mas isso não nos impede de sermos mártires no nosso dia-a-dia.

O problema é que temos temido ao contrário do que Mateus 10:28-29 nos ensina, tememos o que mata o corpo e não mata a alma, mas não tememos aquele que mata a alma. Com isso, temos vivido um casamento falido, porque não queremos negar a nós mesmos, tomar a nossa cruz (Mateus 16:24), não queremos ceder e fazer a vontade do cônjuge, andar mais uma milha, perdoar, dar a outra face, etc. Temos negado o grande tormento sofrido por causa da fé (martírio) no nosso casamento, no nosso trabalho, nas nossas finanças, na nossa família, etc. Temos amado demais nossa vida, fugido de qualquer sofrimento, quanto mais aquele que provém de fé.

PARA MIM O VIVER É CRISTO E O MORRER É LUCRO” (FP. 1:21)

Eu quero hoje despertar em você o desejo de ser mártir em algum nível em sua vida, perder o domínio e deixar Cristo ser o Senhor sobre as circunstâncias. Entender que ter a vida de Deus significa perder a sua. E esse processo pode ser um tormento, mas o que sustenta isso é a fé no filho de Deus.

Mártir (em grego: μάρτυς, mártys, “testemunha”)

MAS RECEBEREIS PODER, AO DESCER SOBRE VÓS O ESPÍRITO SANTO, E SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS TANTO EM JERUSALÉM COMO EM TODA A JUDEIA E SAMARIA E ATÉ AOS CONFINS DA TERRA. ATOS 1:8

O Senhor envia apenas suas testemunhas, seus mártires. Homens e mulheres maduros que abriram mão de suas vidas, para viver a vida de Cristo.

Um homem e uma mulher mártires testemunham de Cristo.

As testemunhas de Cristo mostram ao mundo como é viver segundo as escrituras, como é valorizar tudo que esse mundo desvaloriza, ser humilde, não buscar bens materiais, não se vingar, etc.

Um homem maduro é um homem morto, morto para ele mesmo e seus desejos carnais.

 NA VERDADE, NA VERDADE VOS DIGO QUE, SE O GRÃO DE TRIGO, CAINDO NA TERRA, NÃO MORRER, FICA ELE SÓ; MAS SE MORRER, DÁ MUITO FRUTO.

QUEM AMA A SUA VIDA PERDÊ-LA-Á, E QUEM NESTE MUNDO ODEIA A SUA VIDA, GUARDÁ-LA-Á PARA A VIDA ETERNA.

SE ALGUÉM ME SERVE, SIGA-ME, E ONDE EU ESTIVER, ALI ESTARÁ TAMBÉM O MEU SERVO. E, SE ALGUÉM ME SERVIR, MEU PAI O HONRARÁ. JOÃO 12:24-26

O padrão de envio de Deus são os maduros, os mártires, aqueles que morreram.

Deus enviou seu Filho Jesus para morrer. O grão de trigo morreu e deu muito fruto. Nós não podemos desejar dar muitos frutos se não queremos morrer. Se o grão de trigo não morre, ele fica só.

O martírio de Cristo resultou na nossa redenção. Que baita frutificação! O meu e o seu martírio com certeza resultarão em muitos frutos eternos.

PORQUE A NOSSA LEVE E MOMENTÂNEA TRIBULAÇÃO PRODUZ PARA NÓS UM PESO ETERNO DE GLÓRIA MUI EXCELENTE 2 CORÍNTIOS 4:17

E qual é o benefício de ser um mártir? Bom, vou deixar que apocalipse te responda:

Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte. Apocalipse 2:10-11

Faça um comentário

Live Reply

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados